quinta-feira, 21 de janeiro de 2016


O QUE É AVCB – AUTO VISTORIA DO CORPO DE BOMBEIROS ?

 

A.V.C.B – É o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, documento emitido pelo Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP) certificando que, durante a vistoria, a edificação possuía as condições de segurança contra incêndio.

O AVCB é obrigatório na:

I – construção e reforma;
II – mudança da ocupação ou uso;
III – ampliação da área construída;
IV – regularização das edificações e áreas de risco;
V - construções provisórias (circos, eventos, etc.).

 

Como Emitir ou Renovar o AVCB em São Paulo ?

Para Emitir um novo AVCB ou Renovar um AVCB atual na cidade de São Paulo é necessário montar um Projeto de Segurança contra incêndios, e encaminhá-lo para o Corpo de Bombeiros (CBPMESP) que dará andamento ao processo, a fim de averiguar tanto a documentação do projeto quanto a devida vistoria no local, cumpre as normas da legislação vigente para a segurança dos ocupantes da referida edificação

No Projeto Técnico de Segurança Contra Incêndios, constará todos os elementos e equipamentos de segurança como por exemplo:

- Luzes de Emergência

- Portas Corta Fogo

- Extintores

- Sinalizações de Saídas de Emergência

- Hidrantes

- Sprinklers

- Mangueiras contra Incêndio

- Etc.

O Corpo de Bombeiros receberá o Projeto Técnico, em seu departamento de análise, onde emitirá um protocolo de entrada do documento e estipulará um prazo para a execução e posterior vistoria.

Após a execução do Projeto Técnico, o Corpo de Bombeiros fará a vistoria no local, a fim de emitir o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), certificando a total adequação da edificação em conformidade com o Projeto Técnico e as leis vigentes, preservando a segurança contra incêndio dos futuros ocupantes do local. O Prazo de validade é de 03 anos (no Estado de São Paulo).

Caso haja inadequações, o Corpo de Bombeiros apontará as irregularidades, exigindo as alterações e estipulando um novo prazo para a próxima vistoria.

Por que o AVCB é um documento importante?

O AVCB é um documento importante e imprescindível em diversos casos, como emitir o Alvará de Funcionamento do estabelecimento comercial, contratação de apólice de Seguros e ainda poderá gerar multas ao estabelecimento, que não cumprir com a legislação e não tiver seu AVCB devidamente regulamentado.

É condição para ocupação de um prédio a vigência do AVCB. Caso ele esteja vencido, o prédio não pode ser ocupado até que o Corpo de Bombeiros ateste a sua segurança.

O Síndico poderá ser responsabilizado civil e criminalmente se houver algum incêndio no prédio e o documento AVCB estiver vencido.
 
CONSULTE MAIS INFORMAÇÕES: www.othus.com.br
 
ASSISTA CANAIS DO YOUTUBE:

- Othus Softwares 
Condomínio Regular 
Condomínio e seus documentos
- Acidentes em Prédios e Condomínios
- Síndico em foco
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário